Entenda os principais riscos ao não realizar a manutenção de aquecedores

Os aquecedores de água a gás são equipamentos cada vez mais populares no mercado brasileiro, no qual os chuveiros elétricos predominam. A economia e o conforto por eles gerados são imensos, mas, existem cuidados importantíssimos a se tomar.

Os riscos da negligência

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a ausência de manutenção de aquecedores a gas pode ser considerada um verdadeiro perigo à saúde.

Pelo menos oito casos de intoxicação por monóxido de carbono causadas por sistemas de aquecedor a gás ocorrem no estado brasileiro do Paraná por ano, um número que cresce muito se considerarmos todo o território nacional.

O que causa a fatalidade é o fato de que o gás não possui cheiro nem gosto e, então, as pessoas inalam grandes quantidades sem se dar conta, o que resulta em desmaio e, posteriormente, no óbito.

Para evitar esse quadro trágico, é necessário que a Manutenção de aquecedores aconteça anualmente. Embora os casos extremos sejam a asfixia por monóxido de carbono, existem muitos outros malefícios causados pela negligencia da manutenção, por exemplo:

  • Desligamento súbito do equipamento;
  • Oscilações de temperatura;
  • Aumento perigoso de temperatura;
  • Acúmulo de sujeira;
  • Erros no display;
  • Vazamentos de gás.

Há casos em que o vazamento de gás não chega a ser fatal, como quando o equipamento se encontra em um local aberto.

A falta de ventilação, inclusive, é uma das principais causas dos casos extremos. É necessário realizar a instalação com cuidado, considerando o local ideal e realizando o teste de estanqueidade (um teste cujo objetivo é garantir a vedação total do sistema).

Quando qualquer um dos problemas listados aparecer, é necessário chamar a assistencia tecnica de aquecedores a gas imediatamente.

Afinal, se um desses problemas está acontecendo, pode ser que um vazamento também esteja, sem ser percebido. Em casos como erros no display e desligamento súbito, a troca de peças pode ser necessária e é necessário contar com empresas que trabalhem com peças originais.

Outro risco à saúde é o aumento de temperatura. Caso um episódio aconteça no meio do banho, o usuário pode sofrer queimaduras.

É possível ainda citar os danos que podem ser causados pela mudança brusca de temperatura, como é o caso das oscilações.

A assistencia de aquecedor  anual também realiza a limpeza do equipamento, impedindo que erros no display e na estabilidade de temperatura aconteçam.

É importante lembrar que, quando bem cuidado, o equipamento é perfeitamente seguro e traz muitos benefícios ao seus usuários.

A água desse tipo de aquecedor tem mais pressão e temperatura mais alta, não há riscos de choques (descargas elétricas) e a economia de energia é muito significativa.

Quando receber a visita do técnico, procure garantir que foram verificados o duto de exaustão, a mangueira de gás e a mangueira de água quente e fria.  As mangueiras devem ser limpas e testes devem ser realizados para se assegurar de que tudo corre como deveria.

Sempre exija peças originais

A principal etapa do conserto de aquecedor  é a regulagem dos queimadores. É preciso entender que a liberação de monóxido de carbono ocorre quando não há combustão completa.

Identificar o problema é simples. Quando a chama dos queimadores é azul isso significa que a combustão realizada é completa e que, portanto, não há perigo.

A indicação do perigo está na chama amarela, que mostra que o queimador está desregulado. Nesses casos, deve-se tomar uma atitude imediatamente.

Antes de contratar os serviços de uma empresa de conserto de aquecedor a gas busque se informar se ela trabalha com a marca do seu aparelho.

O resultado do conserto não será confiável se não for feito com as peças certas, da mesma marca e originais. Também dê preferência a empresas que realizam o conserto na hora, prezando por um trabalho rápido e eficaz.

Quando se compra o aquecedor, existem empresas que oferecem serviços de manutenção anual e de possíveis consertos, geralmente as de menor porte.

Isso poupa dores de cabeça, pois a empresa entra em contato anualmente para lembrar a necessidade de manutenção e você sempre conta com profissionais já conhecidos, de trabalho comprovado como de qualidade.

Por fim, conclui-se que a manutenção do aquecedor de água a gás é também a manutenção da saúde. Além de se preocupar com ela, deve-se prestar muita atenção no momento de instalação para seguir as normas e, em possíveis consertos, trabalhar com peças originais.