Vale a pena o investimento em elevadores domésticos?

Com constante modernização de elevadores, obter um desses dispositivos no seu ambiente de trabalho e, até mesmo, na sua casa se torna cada dia mais simples, prático e acessível.

Basta conferir a diversidade de modelos, desempenhos e custos disponíveis no mercado para perceber que a hora de facilitar o acesso em sua residência pode ter finalmente chegado!

Então, que tal saber mais sobre elevadores residenciais?

No artigo a seguir, conheça melhor os tipos mais recomendados e saiba como eles farão toda a diferença, não só no conforto proporcionado pela sua casa, mas também na praticidade possibilitada por esses dispositivo que facilitam e otimizam o acesso.

Como funciona?

Os fabricantes de elevadores precisam ter o mais rigoroso cuidado, pois esse setor lida diretamente com o risco de graves incidentes. Por isso, a versão informatizada desses sistemas tem sido a mais utilizada há décadas.

A partir de funções programadas, os elevadores podem funcionar de forma adequada.

Isso depende do peso máximo suportado, da rota do dispositivo, do controle de abertura e fechamento das portas, etc.

Esses dados são controlados por um software que se localiza dentro do quadro de comando.

A cabine é ligada a um contrapeso composto por chapas de metal e concreto, de forma que 6 a 8 cabos de aço realizam a tração necessária para o movimento acontecer.

O material é protegido do desgaste dessa atividade por uma polia. Além disso, nem todos os cabos são necessários: caso algum se rompa, o que é muito raro, os outros conseguem manter o elevador estável.

Tipos

Existem muitas possibilidades disponíveis no mercado hoje em dia, especialmente se você opta por adicionais personalizados, como espelho, decoração, iluminação especial, etc.

No que diz respeito ao mecanismo de funcionamento, porém, existem basicamente três tipos: elevador elétrico, hidráulico e pneumático.

O elevador elétrico é o que mais se modernizou com os avanços no setor. Além disso, é a opção perfeita de quem busca um equipamento silencioso e sofisticado.

Com seu sistema totalmente elétrico, ele apresenta alto desempenho, qualidade e praticidade em uma residência.

Já o elevador hidráulico é o modelo mais tradicional,  que possui vantagens e desvantagens com  relação aos tipos mais modernos.

Além de gerar certos ruídos que podem ser incômodos, esse dispositivo exige uma casa de máquina, já que não é controlado por eletricidade.

Por outro lado, possui alta versatilidade, de forma que ainda é a opção de muitas pessoas que querem incluir o elevador na fachada da casa.

Os elevadores pneumáticos, por fim, também vêm se destacando como elevadores residenciais. Além de ocupar menos espaço, ele pode facilmente ser construído dentro de ambientes onde originalmente não se planejava instalar um elevador.

Sem falar que esse modelo possibilita a economia de energia. Como possui aparência moderna, pode ser colocado em vários tipos de ambientes.

Todos esses tipos devem contar com a devida manutenção e o uso adequado para garantir a vida útil da estrutura e o desempenho máximo.

Ao realizar conserto de elevadores, busque empresas especializadas e que disponham de todos os acessórios necessários para a segurança dos trabalhadores e dos usuários.

Plataforma de acesso ou elevador?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre as diferenças entre plataforma de acesso e elevador residencial.

Na verdade, o primeiro é como chamamos aqueles elevadores de acesso que chegam a até 4 metros de altura e possuem um sistema distinto do elevador que costumamos ver dentro de shoppings, etc.

O elevador de plataforma é recomendado para pessoas com mobilidade reduzida, conforme prevê a lei que estipula os requisitos de segurança e acesso em determinado estabelecimento ou edificação.

Como escolher?

Primeiro, lembre-se de suas prioridades. Qual é o motivo principal de instalar um elevador na residência? Quem vai usufruir dele, com qual frequência? Quantos andares tem a casa, qual será o trajeto desse dispositivo?

Muitas questões devem ser levadas em conta antes de fazer sua escolha final. Além disso, certifique-se de que a instalação proporcionará as seguintes vantagens:

  • Praticidade e conforto
  • Desempenho silencioso
  • Valorização do imóvel
  • Harmonia estética

Depois de conhecer todas  as vantagens, variedades e modos de uso e instalação dos elevadores, imagine que há uma série de possibilidades de mesclar esses elementos até chegar ao que sua residência exige.

Seja qual for sua necessidade ao contratar o serviço de montagem de elevadores em sua casa, ela deve ser atendida de forma completa, garantindo um resultado satisfatório, duradouro e seguro.