O que é uma cabine primária?

A cabine elétrica é uma parte essencial em um sistema de distribuição de média tensão, sendo projetada por uma empresa de elétrica, que executa os procedimentos necessários de forma adequada.

A instalação da cabine, pode ser feita em locais que possuem uma demanda maior que 75 kVA. O uso do sistema pode preservar a vida útil de equipamentos e aparelhos, devido à transformação de tensão.

Além de ser um sistema complexo, é importante que seja projeto e montado por especialistas, a fim de oferecer segurança aos usuários da rede, posteriormente.

Para que serve a cabine primária?

A função da cabine primária é ser a passagem de energia elétrica, que está em contato com o sistema de distribuição em média ou alta tensão.

Após a transformação causada pela cabine primária, é possível utilizar tensões comuns (110V, 120V e 380V), prevenindo acidentes causados pela alta tensão recebida em equipamentos, por exemplo.

A cabine primaria é indicada para ser instalada em locais onde há alto consumo de energia elétrica. Para isso, o setor consumidor deve estar ligado ao sistema de distribuição em média ou alta tensão.

O uso da cabine primária é essencial para controlar a potência fornecida por uma concessionária, quando é excedida. E sua fabricação pode ser feita em convencionais blindadas ou alvenaria.

Por que utilizar a cabine primária?

A utilização da cabine primária pode ser feita para residências ou empresas, por exemplo. Sendo instalada em uma construção ou em uma reforma, após o surgimento de determinadas necessidades dos usuários.

A instalação da cabine primária pode otimizar o uso da instalação elétrica, permitindo que o uso de equipamentos e aparelhos, seja feito de forma produtiva. Dentre as vantagens oferecidas pela cabine primária, é possível destacar:

  • Controle da potência de energia;
  • Redução de despesas;
  • Gerenciamento da divisão elétrica;
  • Distribuição de energia sem bloqueio;
  • Praticidade e segurança aos usuários;
  • A economia que a cabine oferece, pode atingir até 30% de redução dos custos;
    entre outros.

Após a instalação da cabine, é importante que os reparos e a conservação do sistema seja feito, sendo uma instalação elétrica residencial ou corporativa.

Para manter o funcionamento adequado da cabine, é importante que manutenções preventivas e limpezas sejam executados por especialistas.

Além disso, manter a qualidade do sistema é a melhor forma de evitar acidentes e gastos com reparos, mantendo o bem-estar das pessoas e a qualidade de equipamentos e aparelhos.

Como obter uma cabine primária?

Para realizar a instalação de uma cabine primária, é importante contratar uma empresa especializada, devido aos procedimentos que devem ser realizados e o uso de equipamentos específicos.

O sistema deve ser projetado para determinado local, de acordo com as necessidades dos usuários, sejam eles moradores ou colaboradores.

Por isso, o eletricista responsável deve ser qualificado, seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e as exigências do Corpo de Bombeiros.

Os órgãos responsáveis pela emissão dos laudos, são fundamentais para o ótimo funcionamento do sistema, sendo solicitados por empresas especializadas.

As empresas de instalações elétricas prediais, especializadas em instalação de cabines primárias, também podem realizar emissão de laudos e testes, para garantir a segurança e eficiência do sistema.

Além disso, geralmente, as empresas, que fornecem serviços para instalação de cabines primárias, também podem realizar manutenções preventivas e limpeza no sistema.

Uma das vantagens em contar com uma empresa para realizar todos os procedimentos necessários, para instalação e conservação da qualidade do sistema, é que é possível obter mais praticidade e economia.

Contar com especialistas também é uma forma de obter os materiais adequados, que irão compor todo o sistema da cabine. Como os contatos elétricos de prata.

Que devido ao material, é altamente indicado para a condução de energia elétrica, oferecendo segurança e estabilidade, durante a abertura e fechamento do circuito elétrico.

Com isso, é possível utilizar a cabine primária de forma correta e segura, utilizando peças adequadas, processos seguros e contando com especialistas do setor.

No momento de escolher a empresa que será responsável pela instalação, é importante realizar pesquisas, consultar valores e comentários de clientes, e conversar com profissionais da área.

A escolha da empresa certa pode proporcionar redução de gastos, que seriam feitos com reparos e economia de tempo, devido ao comprometimento do tempo estipulado pelos profissionais qualificados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *