O que os móveis planejados podem fazer para a sua casa?

Já é um fato de que o mobiliário de uma casa é uma das partes mais importantes dela. Afinal, os moveis devem ser capazes de harmonizar com o ambiente, tornando-o esteticamente agradável, mas sem largar mão da durabilidade e da qualidade.

Entretanto, um ponto importante que muitas pessoas deixam de lado ao procurarem por móveis adequados em sua residência é a funcionalidade deles. De nada adianta ter um sofá luxuoso se ele não cabe adequadamente dentro do espaço disponível.

Por esse motivo, o texto a seguir abordará o conceito de planejamento de móveis, buscando demonstrar as vantagens de se buscar por essa modalidade de decoração.

No que consistem os móveis planejados?

Planejar móveis nada mais é do que fazer uma escolha de itens de acordo com a necessidade dos moradores, alinhando as funções do mobiliário com o perfil de cada pessoa, o espaço disponível e, principalmente, a personalização.

Portanto, quando se pensa em uma cozinha planejada, por exemplo, estamos falando de um espaço capaz de ser tanto bonito quanto prático.

De modo geral, os armários ficam próximos ao fogão, os móveis não atrapalham o fluxo de pessoas, os utensílios doméstico não ocupam espaço em regiões importantes (como pias) e o ambiente se adapta aos hábitos de quem utiliza o espaço através do projeto de moveis planejados para cozinha.

Dessa maneira, pode-se obter uma casa espaçosa e extremamente prática. É importante ter em mente que os móveis planejados servem para diversas modalidades de mobiliários, como:

 

  • Sofás;
  • Cadeiras;
  • Mesas;
  • Armários;
  • Closets;
  • E muito mais.

As vantagens dos móveis planejados

Além da praticidade natural dos móveis planejados, eles podem oferecer quatro vantagens principais, as quais serão abordadas a seguir.

1) Melhora a organização no cotidiano

Os móveis planejados são interessantes pelo fato de que eles mantêm uma organização dentro do ambiente onde são instalados.

Isso ocorre pois os móveis são desenvolvidos de acordo com a utilidade que os moradores dão ao espaço.

Para exemplificar isso, é possível pensar nos cômodos planejados para um médico: com o intuito de guardar suas pilhas de livros e artigos científicos para estudo, ele pode fazer uso de estantes e um armario sob medida exclusivamente para essa necessidade.

Por outro lado, alguém que utiliza muitas roupas e sapatos, mas que possui pouco espaço para guardar suas vestimentas, pode investir em um mobiliário enxuto, porém eficaz, poupando um espaço que móveis comuns talvez não poupariam.

2) Aproveita melhor os espaços

Por esse motivo, os móveis planejados são muito requisitados em ambientes como apartamentos pequenos dentro de grandes centros urbanos, os quais seguem a tendência de ter pouco espaço.

Portanto, o mobiliário planejado faz uso de móveis cujo tamanho é adequado para os cômodos que estão sendo decorados.

Dessa maneira, a residência se torna muito mais dinâmica e cada espaço disponível pode ser aproveitado de uma maneira funcional. Por exemplo: muitas pessoas sofrem com o desejo de ter um closet, porém sem ter espaço suficiente para um.

Nesse sentido, contratando a empresa certa, é possível adquirir um closet sob medida capaz de usar o que há disponível por meio de portas de correr e uma iluminação clara que dá uma sensação de amplitude.

3) Ótimo custo-benefício

Apesar do valor dos móveis planejados geralmente ser maior do que o dos móveis comuns, esse fator é compensado pelos benefícios que eles trazem.

Quando se trata de um mobiliário o qual passa por um planejamento, na maioria das vezes se tem produtos de alta qualidade, contando com materiais duráveis em comparação aos prontos tradicionais.

Além disso, ao planejar um móvel contendo, por exemplo, estantes, armários e portas, como é o caso do closet planejado, o morador economiza o valor que teria que ser investido nesses três itens principais.

4) Sofisticação na aparência

Por último, os móveis planejados são conhecidos pelo seu aspecto sofisticado, o qual diferencia os cômodos de uma casa daqueles que usam móveis comuns.

Isso porque é possível fazer uma harmonização compatível com o resto da decoração de um espaço, trabalhando com um acabamento mais de acordo com os gostos de cada pessoa.

Essa uma grande vantagem dos móveis planejados, tendo em vista que, em certos momentos, muitos moradores ficam presos a móveis que, apesar de serem adequados no quesito de funcionalidade e tamanho, não apresentam uma aparência estética agradável.

Portanto, o planejamento mobiliário torna qualquer residência mais organizada e moderna, deixando-a com a cara de seus donos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *