O síndico e a gestão de condomínios

Visando maior segurança, muitas pessoas optam por morar em apartamentos e prédios. Mas, em um local onde existem muitas pessoas, existem alguns cuidados que precisam ser tomados para evitar conflitos e indisposições.

Para que a convivência seja agradável e ocorra o respeito das regras, assim como atendimento aos moradores no caso de uma necessidade ou sugestão de melhoria para o condomínio, existe a figura do síndico.

Essa pessoa é um morador do condomínio que é o seu representante, podendo ouvir a solicitação das pessoas, assim como, prestar auxílio, e aplicar multas no caso de irregularidades.

No entanto, é necessário ter noção de como funciona o gerenciamento de um condomínio. E por isso, esse artigo vai trazer mais detalhes sobre isso.

Síndico: importância de ter conhecimento sobre a gestão

Ter noção de como funciona a gestão condominial é fundamental para quem deseja ser síndico ou que atua em seu condomínio. Isso porque é necessário saber seus direitos e deveres, obrigações e a melhor forma de orientar os moradores.

Existem algumas dicas do que é aprendido em um curso de gestão de condominios e que deve ser dominado pelos síndicos.

Dentre as dicas, podemos destacar:

  • O aprendizado na montagem de um bom plano de gestão para o condomínio;
  • A contratação de uma administradora responsável;
  • Estar embasado por meio de um departamento jurídico ;
  • Atuar na realização de algumas auditorias;
  • Aprendizado sobre a gestão de contas assim como controlar a inadimplência em seu prédio.

Além disso, cabe ao síndico melhorar a comunicação entre os moradores, de modo que nenhum tenha informações privilegiadas. A ideia é pensar na igualdade.

Além do próprio conhecimento técnico que o síndico deve ter, a tecnologia já está à disposição para quem deseja trabalhar com a gestão de condomínios.

Isso porque existem softwares que foram desenvolvidos para celulares e dispositivos móveis para acompanhar e gerenciar o seu condomínio de modo online.

Por meio dele é possível receber e enviar notificação aos moradores, monitorar as câmeras, realizar novos cadastros e outras ações.

Para quem é síndico ou deseja ser, é importante pensar na realização de cursos voltados ao síndico profissional SP, visando se profissionalizar e aperfeiçoar nas técnicas necessárias à administração do imóvel, aspectos legais e outras temáticas que envolvem esse ramo.

É importante que esse profissional esteja preparado e apto para exercer o seu cargo.

Ações necessárias nos prédios: elevador, envidraçamento e pintura

Dentre as responsabilidades do moradores está conservar o seu condomínio, principalmente, as áreas que são públicas, como de lazer. Mas, cabe ao síndico pensar em algumas melhorias para o prédio. Uma delas, refere-se às pinturas externas.

Com o passar do tempo é comum que a pintura se desgaste. Por isso, é importante que o síndico esteja atento na realização de uma nova pintura, que torna o local mais bonito, agradável, deixando todos os moradores mais satisfeitos.

Porém, vale destacar que qualquer mudança realizada no prédio deve ser comunicada aos moradores e algumas, discutidas em assembleia. Principalmente, se isso for alterar o valor do condomínio ou gerar algum transtorno, deve ser comunicado e votado.

Agora falando um pouco sobre medidas de segurança que são importantes, é fundamental pensar na manutenção do elevador predial. Geralmente, prédios com mais de 4 andares possuem elevadores para facilitar o deslocamento dos moradores, principalmente, de idosos, crianças e gestantes.

Mas, não basta apenas o prédio contar com o elevador. É importante que exista uma manutenção preventiva para evitar problemas como falta de energia na cabine, quebra dos botões, travamentos, problemas no cabeamento e até mesmo, uma queda do elevador.

Recomenda-se fazer a manutenção preventiva do elevador, que é, antes dele registrar algum tipo de problema, já ser verificado os botões, cabine, cabeamento, rede elétrica e outros aspectos que são vistos pelos técnicos.

Tratando-se de uma segurança no sentindo mais preferencial e pessoal, recomenda-se que os apartamentos envidracem suas sacadas e insiram telas de proteção.

Ainda mais quando houver bichinhos de estimação, idosos e crianças. Isso é fundamental para evitar quedas e acidentes por não ter aquela proteção.

Existem empresas de envidraçamento de sacadas que são especializadas nesse segmento e conseguem oferecer um serviço de instalação que preze pela qualidade e bem-estar dos moradores.

Aliando os aspectos de segurança e inovação é possível conviver no prédio de forma agradável, tranquila e muito mais segura.