Saiba o que é necessário para construir uma laje

As lajes são estruturas que valorizam muito qualquer obra, tendo o objetivo de suportar um andar de uma construção, ou até mesmo o seu telhado.

Ela divide os pavimentos de uma edificação, estando apoiada em vigas e pilares, transmitindo o peso para estas. As lajes servem como cobertura, forro ou piso para uma obra.

Quais os tipos de laje?

Há dois tipos de laje utilizados em construções: a laje maciça e a laje pré-moldada, sendo esta última – também conhecida como laje pré-fabricada – cada vez mais utilizada atualmente.

Para a laje do tipo maciça, a armação é feita no local da obra a partir de formas e vergalhões metálicos e, após distribuída e armada sobre uma forma plana, o concreto é despejado para que se forme uma espécie de rocha plana artificial.

Atualmente, esse tipo de laje vem se tornando menos comum.

As lajes pré-fabricadas são mais difundidas, nos dias de hoje, e oferecem muitas facilidades para os métodos de construção de uma laje. Elas podem ser montadas no local da obra ou até mesmo serem compradas prontas.

Existem diferentes tipos de lajes pré-moldadas. Os mais comuns são as lajes com vigotas de concreto armado, que sustentam uma treliça metálica, e as com vigotas de concreto e tavelas de concreto ou cerâmica, conhecidas como lajes com vigota “T”, pois a seção de concreto das vigotas tem a forma de um “T” invertido.

As vantagens de utilização das lajes pré-moldadas são:

  • Velocidade do andamento da obra;
  • Ganho de qualidade;
  • Custo menor;
  • Maior vida útil, já que dispensa tratamentos químicos para prevenir problemas como corrosão e apodrecimento, favorecendo a durabilidade;
  • Melhor organização para o canteiro de obras;
  • Facilidade de execução e montagem.

O processo de lançamento de concreto sobre uma laje é chamado de concretagem e é a etapa que finaliza a execução da estrutura.

Como é feita a concretagem de laje?

A concretagem de laje é um processo que exige alguns cuidados ao ser realizado, para que seja garantida a segurança e a qualidade de tal serviço. Um desses cuidados é fazer um teste conhecido pelo seu nome em inglês, “slump test”.

Tal teste tem o objetivo de verificar se o concreto recebeu quantidade de água além da anteriormente prevista, e no geral, serve para verificar se o concreto está apropriado para o uso destinado.

Antes da concretagem, é recomendado inserir espaçadores para garantir a cobertura mínima das armaduras.

Além disso, as fôrmas utilizadas no processo devem estar preparadas, já travadas e vedadas, além de precisarem ter a limpeza já garantida.

Para prevenir eventuais fissuras na superfície, o concreto deve ser vibrado, enquanto estiver sendo lançado, para a saída de possíveis bolhas de ar, com o vibrador sempre na posição vertical.

O vibrador nunca deve estar apoiado sobre as ferragens.

Para finalizar o processo de concretagem, é feita a cura do concreto. A execução da cura tem a duração de, no mínimo, sete dias e deve seguir necessariamente as orientações do projeto estrutural.

Para que a laje montada seja de alta resistência, inclusive aos danos causados pela chuva, por exemplo, é preciso que ela passe pelo processo de impermeabilização.

A manta liquida para laje é um produto que tem a função de impermeabilizar qualquer superfície na qual ela é aplicada.

Esse produto é vendido já pronto para a utilização, podendo ser usado a frio. Tem boa aderência a vários tipos de superfície, como o próprio concreto e também superfícies de argamassa.

Ela também oferece resistência aos raios ultravioleta, emitidos pelo sol, e também capacidade de diminuir o calor nos ambientes em que há a aplicação de tal massa, que também é conhecida como impermeabilizante para laje.

Para uma construção civil segura e bem-sucedida, o uso de andaimes é essencial. Eles têm o objetivo de permitir o alcance aos locais mais altos da obra, além do acesso entre diversos locais dela.

Essa estrutura é necessária para o andamento de qualquer obra, também podendo ser usada para suporte de materiais como, por exemplo, tintas.

Os andaimes para construção civil preços costumam variar do tipo de andaime, sendo que os andaimes tubulares, os mais comuns usados na construção civil, costumam custar em média sessenta reais.

Os andaimes podem ser encontrados em qualquer loja de materiais de construção, sendo que devem ser escolhidas lojas reconhecidas e confiáveis para fazer a compra visando garantir maior segurança. E além de tudo, ainda é possível fazer o aluguel de andaimes.