Serviços importantes para construções prediais

Para realizar construir uma grande obra, como um edifício, por exemplo, existem algumas etapas básicas a ser seguidas.

A construção não é uma tarefa simples, pois envolve desde a escolha do terreno até a finalização completa do projeto. Além disso, pode incluir especificações como o projeto linha de vida.

A principal função de um prédio é abrigar pessoas, seja ele para fins residenciais ou comerciais. Esse tipo de construção é, normalmente, bem alta e possui vários andares, com apartamentos e corredores dispostos uns sobre os outros e utiliza de estruturas metalicas.

Para que tudo saia conforme o planejado, agradando o cliente e garantindo uma estrutura segura e com toda a documentação necessária e correta, é preciso muita organização, além de contratar um time de profissionais capacitados. O engenheiro civil, inclui no seu trabalho o projeto elétrico residencial completo, além do projeto hidráulico.

Antes de iniciar a construção de um prédio, o primeiro passo é saber o que o cliente espera daquela obra,  qual será a finalidade do edifício, quais as necessidades exigidas, entre outros aspectos muito importante de serem abordados.

Quanto todas essas especificidades estiverem esclarecidas, começa a parte prática, com a análise de todas as características do terreno e limpeza dele, nivelamento do solo e realização do levantamento topográfico completo do lote.

A construção de um prédio começa pela fundação, ou seja, a estrutura que é responsável por fazer a distribuição do peso da edificação em uma área maior do solo.

Normalmente, uma fundação é feita de ferro ou concreto. Para que o alicerce seja feito, existem diversos tipos de fundação, como a rasa ou os barretes.

A fundação rasa possui um preço mais acessível e é indicada para superfícies resistentes e menos úmidas. Os barretes, por sua vez, são mais caros, já que precisa de escavadeiras especiais para desempenhar o trabalho. Construções mais altas devem utilizar os barretes como fundação.

É importante analisar tipo de solo, a drenagem do terreno e outros aspectos para saber qual é o tipo de fundação mais adequado.

Depois disso, as paredes, sapatas e outros elementos estruturais já podem ser erguidos. Essa é a etapa de alvenaria, em que também é feita a instalação eletrica e hidráulica do prédio.

Por fim, vem a aplicação de forros, coberturas e esquadrias no prédio. Depois que toda a parte estrutural está pronta, é iniciada a etapa dos acabamentos da edificação, ou seja, a instalação de gessos, azulejos, porcelanatos, cerâmicas, carpetes, pisos, laminados e pedras decorativas.

Como funciona o licenciamento ambiental?

O procedimento administrativo que órgão ambiental utiliza para a autorização da localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos e outras atividades que fazem a utilização recursos ambientais é conhecido como licenciamento ambiental.

Ele é realizado como forma de administrar as atividades que podem poluir ou degradar o Meio Ambiente. Sendo assim, é um instrumento fundamental de gestão da Administração Pública, já que, a partir dele, há o controle sobre as atividades humanas que podem causar interferências nas condições ambientais.

Por meio dele, há a conciliação do desenvolvimento econômico com o uso dos recursos naturais, assegurando a sustentabilidade do Meio Ambiente, tanto nos seus aspectos físicos quanto socioculturais e econômicos.

As etapas do licenciamento ambiental envolvem:

  • Licença Prévia (LP);
  • Licença de Instalação (LI);
  • Licença de Operação(LO).

A licença prévia é concedida na etapa de planejamento da construção ou atividade, momento em que é aprovado a sua localização e concepção, garantindo a viabilidade ambiental.

A licença de instalação, como o próprio nome diz, autoriza a instalação e a licença de operação autoriza a operação do empreendimento ou atividade, exigindo que ela cumpra as restrições que foram impostas.

O que é a remediação ambiental?

A remediação ambiental é um conjunto de medidas destinadas à recuperação de áreas contaminadas, por meio da eliminação das fontes geradoras de poluição, dos riscos à população e pela diminuição do nível de contaminação da água e do solo. Ela é realizada por meio das seguintes etapas:

  • Avaliação inicial: verificar a suspeita de contaminação ou potenciais riscos;
  • Coleta de amostras do solo e água para ver se há contaminação;
  • Quantificar a contaminação e delimitar o local afetado;
  • Analisar os riscos de substâncias químicas ao meio ambiente e à saúde humana;
  • Planejar as medidas de remediação ambiental;
  • Executar as medidas;
  • Monitorar a área remediada.

Para saber mais sobre esse tipo de processo, consulte uma consultoria ambiental campinas que pode dar todas as orientações à respeito do assunto.