Conheça as vantagens de investir em toldos

É muito importante a existência de toldos em estabelecimentos que ofereçam serviços ao ar livre, pois, garantem proteção do sol, da chuva e de outras alterações climáticas.

Não somente como proteção, os toldos também podem ser usados como uma extensão de edificações, principalmente em restaurantes, e também em shoppings, tornando-se uma cobertura ornamental.

Essas coberturas estão presentes, na verdade, em vários lugares e também se encaixam no estudo de decoração de exteriores.

Sua existência, no passado, era na forma de proteção dos alimentos, principalmente em lugares como o Oriente médio, onde a ocorrência de sol era mais constante.

Hoje, os toldos são uma parte da ornamentação que traz consigo funcionalidade e charme.

Por que investir nos toldos?

Toldos são adereços com preço acessível, que trazem consigo um grande benefício aos compradores, pois, além de práticos, garantem comodidade àqueles que os usam, ampliando os lugares úteis, mesmo em dias de chuva.

A cobertura é instalada de maneira bem simples, demorando desde alguns minutos a, no máximo, duas horas, dependendo do tipo de toldo a ser instalado. É, sempre, bom levar em consideração alguns pontos na hora de escolher o local.

Se instalados de maneira correta, em janelas e portas, toldos absorvem o calor proveniente do sol e impedem que ele circule para dentro das esquadrias, o que torna o ar dentro da residência abafado.

Como escolher o modelo de toldo ideal?

É preciso tomar certas precauções quando escolher toldos para essa finalidade; o acompanhamento de um arquiteto é essencial.

Erros mais triviais, relacionados à decoração, também são comuns. Como toldos podem ser extensões das varandas, faz-se necessário que sigam o padrão da casa.

Um toldo retrátil de cores mais calmas e claras combina com casas de decoração mais minimalista, por exemplo.

O tempo útil dos toldos também é bem curto, apesar do preço variante, e, para quem busca ampliar mais esse tempo de uso, é sempre interessante escolher o alumínio como o material das hastes.

A razão é que o alumínio é um material que custa à oxidar, logo, demora mais para enferrujar, e também é mais leve e mais barato.

Existe uma variação nos tipos de toldo, que pode se encaixar em determinados tipos de residência e atender a diferentes necessidades. Escolha a melhor para o seu ambiente.

Quais os tipos de toldo?

Os toldos podem variar bastante de cor e desenho, mas, também podem variar entre suas formas e funções. O toldo de policarbonato aparece frequentemente nas ruas, principalmente em fachadas de restaurantes e hotéis.

São os mais escolhidos pelos compradores por seu valor de compra, variando entre R$100,00 e R$200,00. O policarbonato, usado no tecido, absorve bem o sol e a chuva, então sua relação custo-benefício é muito vantajosa.

Mesmo com a proposta dos toldos de absorver o calor e impedir a chuva, alguns modelos fogem bastante deste quesito.

O toldo transparente mostra bem isso; esse tipo de toldo, teoricamente, tem sua capacidade funcional comprometida, mas a forma que ele é usado é característica para cenários específicos.

Geralmente, são utilizados em festas, como parte da própria ornamentação, e podem desempenhar o papel de segurar a chuva e diminuir o calor. Em casamentos ao ar livre é comum o uso de toldos transparentes.

O toldo redondo também segue essa linha de produtos que fogem do padrão básico, mas que ainda assim, possuem sua demanda específica. Contudo, este tipo de toldo demonstra as mesmas forças que outros modelos.

É utilizado principalmente em esquadrias, portas e janelas, com o intuito de impedir que a água da chuva escorra para dentro das frestas, além de também frear parte do calor do Sol.

A escolha desse modelo é interessante, pois, assim como o citado acima, ele possui a função principal de decorar e sua capacidade de proteção é apenas um ponto a mais. Contudo, é altamente recomendável não utilizá-lo como um toldo regular.

Toldos podem funcionar como decoração, assim como também podem funcionar como uma técnica de tornar certos ambientes mais agradáveis para se passar o tempo. Todavia, a manutenção de um toldo regular é, ainda, alta – do ponto de vista econômico.

Toldos devem ser adicionados às residências somente após a fase de construção ou de reforma, pois, por serem frágeis, podem ser facilmente quebrados, causando prejuízo.